Como fazer: Cupcakes
Fazer cupcakes virou meu novo vício e muita gente já veio me perguntar: como você faz? É difícil? Não, não é difícil! Aliás, é bem fácil e super divertido de se fazer. Vou dar a receita da minha produção de hoje para que você tenha tardes divertidas e deliciosas como as que eu tenho tido. Depois é só dar asas a imaginação e criar cupcakes personalizados.
Sabor laranja com recheio de brigadeiro e cobertura de chantilly
Utilizamos massa de bolo pronta. Facilita, é bem gostosa e tem de vários sabores. Escolhemos o de laranja pois é clarinho, o que possibilita brincar com as cores.
Dica: Bolo sabor festa é enjoativo. Evite.
Além da massa pronta, são necessários:
• 3 ovos
• 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
• 3/4 de uma xícara de chá de leite
Bata bem, até que a massa fique homogênea, para poder acrescentar os corantes.
Separe a massa em potinhos variados e adicione corante para fins alimentícios. Três gotinhas já deixam a massa com um tom clarinho, quanto mais gotas, mais forte a cor.
Cupcakes geralmente são assados em forminhas de papel número 0 e é de grande ajuda ter uma assadeira especializada para isso (são baratinhas e fáceis de achar em mercados municipais e lojas especializadas), uma vez que, ao colocar a massa nas forminhas, elas se abrem e tudo vira uma bagunça!
Dicas: 1 - Adicionar mais de uma massa na mesma forminha também é uma boa! Você acaba criando rainbow cupcakes que são lindos e ainda mais divertidos de serem saboreados.
2 - Coloque massa apenas até a metade da forminha, ela cresce.
Cada forno assa os bolinhos em um tempo, então é necessário ficar atenta. Pré-aqueça o forno por cerca de dez minutos e, após colocar as forminhas, evite abrí-lo pelos próximos dez minutos.
Enquanto os bolinhos são assados, faça o brigadeiro para o recheio (não pode ficar nem muito mole, nem muito duro) e, se seu chantilly não for do tipo que já vem pronto, prepare-o também.
Para saber se os cupcakes já estão assados o suficiente, enfie um garfo até o fundo de um dos bolinhos. Se o garfo sair limpo, sem massa grudada, tadãaa, já é hora de tirá-los do forno. Deixe-os esfriando por um tempo.
Cupcakes e brigadeiro já esfriados, hora de rechear os bolinhos. Corte o topo dele em forma de cone, como quando vai chupar uma laranja. Adicione o máximo de brigadeiro possível e depois force um pouquinho para reencaixar a tampa.
Agora vem a parte mais complicada: adicionar o chantilly! Como não tínhamos o biquinho específico para isso, utilizamos a velha tática do saquinho. Funciona assim: coloque chantilly dentro de um saquinho plástico, faça um furo na ponta e espalhe pelo topo do bolinho. Com o tempo você vai pegando prática e ficando melhor. No início é uma sujeira mesmo! Se estiver muito difícil, pode-se espalhar a cobertura com colher também.
Pronto! Agora é só enfeitar e servir os cupcakes!
Agradecimentos: Luísa Trópia (http://9outof10.wordpress.com) que fez os cupcakes comigo.
Pedro Furtado (http://naometoquenaomeadd.blogspot.com/) pelas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário